Almas

 Começando pelo começo. Não há um correspondente de alma na fé mesoamericana. Ou pelo menos do jeito que estamos acostumados. Há na verdade o que gosto de chamar de "complexo da alma". É uma alma composta. Também é um conceito que se enrosca com o calendário sagrado.

O Complexo da Alma, constituída de cinco partes: o corpo que cai, a pessoa, a tonalli, a teyolia, e a ihiotl

 TONALLI

 É a primeira das almas, se localiza na cabeça e geralmente se manifesta por meio do cabelo. Manter o cabelo saudável é manter a tonalli saudável. A tonalli é sempre associada a um símbolo diurno do calendário sagrado. Quando a pessoa morre, a tonalli se dispersa pela Terra.

TEYOLIA

 É a segunda das almas, se localiza no coração. Ela nos dá nossas paixões, nossa força de vontade. É associada a um símbolo de uma trezena, novamente, do calendário sagrado. Ao morrer, viaja até o outro lado na forma de um pássaro, que depende do numeral do seu nascimento. É a alma consciente, que vai até o mundo dos mortos e reencarna.

IHIOTL

 É a terceira das almas, se localiza no fígado e é dita dar nossos defeitos e vícios, porém também nos dá nossa coragem. É determinada pelo senhor da sua noite, um dos nove Teteoh que regem uma noite em ciclos.




Comentários