Celestiais

 Os chamados Celestiais são os Teteoh que vivem no céu e têm como domínios os conceitos associados à este. Os chamo de Ilhuicateteoh, de ilhuicatl (céu) e teteoh (plur. de Teotl, deuses)

Ometeotl (Senhor Dual)

 Ometeotl é o que podemos chamar de "Teotl Supremo". É um ser só, que se divide em dois; Ometecuhtli, o lado masculino, e Omecihuatl, o lado feminino. São os pais dos Quatro Tezcatlipocas, senhores de toda a criação. O conceito de juntar Omecihuatl e Ometecuhtli é um pouco moderno, porém continua sendo válido. São também conhecidos como Tonacatecuhtli (Senhor da Nossa Sustância) e Tonacacihuatl (Senhora da Nossa Sustância). Incluo este conceito nesta lista pois julgo incompleto algo que não o cita. Em minha prática, não há a junção de Ometecuhtli e Omecihuatl.

Ometetotl

Tonatiuh (Sol)

 O Sol, senhor do calor, da vida e do sacrifício, é um dos mais conhecidos, dividindo o papel de "Deus do Sol" com Huitzilopochtli. Tem o papel de todo dia se levantar e viajar pelos céus, para então viajar pelos submundos. Pode ser reconhecido pelo Sol que carrega em Suas costas e pela tintura Vermelha ou Amarela.

Tonatiuh

Tecciztecatl (Senhor do Caracol)

 A Lua, também conhecido por "Metztli". Junto de Tonatiuh, tem o papel de iluminar o mundo, porém, por Sua covardia, ilumina muito menos que o anterior. Pode ser reconhecido pela concha que leva na cabeça, ou pela Sua nudez análoga a de um escravo. É também um Teotl de gênero fluido, por causa da sua ligação com a noite e seus conceitos femininos, então, também pode ser encontrado em códices e outras representações como uma mulher.

Tecciztecatl

Coyolxauhqui (Sinos em Suas Faces)

 Outra Teotl da Lua, porém feminina, é irmã de Huitzilopochtli e tem papel importante na mais famosa lenda. É reconhecida por Seu estado de desmembrada e/ou morta, representando a Lua que perde pedaços e vai se refazendo para os perder novamente. Figura como a representação do sacrificado, do derrotado, dos oprimidos que se levantam e se refazem em guerra eterna. 

Coyolxauhqui

Citlalicue e Citlaltonal (Saia de Estrelas) (Alma Estrelada)

 Os criadores das estrelas, são um casal. Reconhecidos facilmente por Seus rostos esqueléticos e Suas roupas cheias de olhos estelares. Há pouquíssimas representações, sendo as encontradas somente de Citlalicue, e nada de Seu esposo/metade.

Citlalicue

Centzonhuitznauhtin e Mimixcoah (Inumeráveis Bruxos Espinhosos) (Serpentes de Nuvens)

 As estrelas do Sul e do Norte, respectivamente. São incontáveis guerreiros. Os Centzonuhitznauhtin têm ligação com Huitzilopochtli, sendo que são Seus irmãos, filhos de Coatlicue.

Tlahuizcalpantecuhtli (Senhor da Casa da Alvorada)

 É Vênus quando visto de manhã, ajuda Tonatiuh na Sua jornada de se erguer. É um guerreiro poderosíssimo, de ira inimaginável. É dito que em Sua ira cega, lança dardos em tudo que não seja Tonatiuh, sendo Sua luz perigosa para os humanos. Reconhecido por Sua pintura que busca imitar as estrelas, ou pelo Seu rosto de Caveira. 

Tlahuizcalpantecuhtli

Mixcoatl (Serpente de Nuvens)

 O teotl da via láctea, que foi criada por Ele. Também tem como trabalho a caça, sendo patrono dos caçadores. Seu culto tem origem com os Chichimecas, tendo sido aglutinado pelos Mexicas. Faz par com Itzpapalotl, A Teotl dos horrores noturnos, e com ela, representa a caçada.

Mixcoatl















Comentários