Morte

 Os Teteoh da morte, que são responsáveis pelos vários conceitos ao redor deste. Não devem ser temidos, nem odiados, pois a tarefa que fazem é imprescindível para o funcionamento do universo. Não se tem muita iconografia da maior parte, pois são Teteoh muito menores. Os chamo de Micteteoh, de "mic-" (morto) e "teteoh" (plur. de Teotl, deuses)

Mictlantecuhtli e Mictecacihuatl (Senhor do Mundo dos Mortos) (Senhora dos Homens Mortos)

 O Rei e A Rainha da terra desolada do Mictlan. São reconhecidos por serem esqueletos salpicados com sangue e podridão. São também uma imagem espelhada de Tonacatecuhtli e Tonacacihuatl, que, enquanto estes reinam sobre a vida, os outros reinam sobre a morte.

Xolotl (Servo)

 É quem guia as almas em forma de cão. Também guia o sol na forma de estrela da tarde. É irmão gêmeo de Quetzalcoatl. É reconhecido pela sua forma canina. Patrono dos doentes, pessoas com má-formações e das doenças que deformam o corpo e deixam sequelas.

Ixpuxtecqui e Nexoxocho (Rosto Dilacerado) (Flor Borralheira)

 Marido e mulher, Ixpuxtecqui é reconhecido pelo seu pé em forma de pé de águia. Indica quando alguém irá morrer. Nexoxocho é a Teotl da putrefação da carne.

Nextepehua e Miccapetlacalli (Espalhador de Cinzas) (Caixa dos Mortos)

 Senhor da cremação e a Senhora do sepultamento. Ambos trabalham juntos por presidirem os ritos funerários.

Chalmecatecuhtli e Chalmecacihuatl (Senhor e Senhora dos Chalmeca)

 São responsáveis pela chegada dos mortos ao último nível do Mictlan para que sejam limpos de personalidade e novamente lançados ao mundo.



Comentários