Os criadores

 Os chamados criadores são os quatro filhos de Ometeotl, que foram encarregados de criar o mundo. São chamados de "Tezcatlipoca", pois são como reflexos de espelhos, porém somente um é verdadeiramente Tezcatlipoca. São quatro, e cada um é representado por uma cor e uma direção.

Tlatlauhqui (Vermelho)

 É o mais velho, sendo o Teotl da vegetação e da guerra. É associado ao Oeste, o chamado "Lugar da Luz". É mais comumente visto na Sua forma de "Xipe-Totec", onde é mais associado às mudanças radicais. 

Tlatlauhqui

Tezcatlipoca (Espelho Fumegante)

 O segundo a nascer, Senhor da Escuridão, é associado à magia, à noite, a tudo que é invisível. Perdeu um pé na luta contra Cipactli, o crocodilo que vivia nas águas primordiais. Associado ao Norte, o chamado "Lugar dos Mortos".

Tezcatlipoca

         Quetzalcoatl (Serpente Preciosa)

 O terceiro a nascer, é o Teotl do vento, da razão, do juízo e do sacerdócio. Junto a Tezcatlipoca, criou o mundo, foi o segundo Sol. É associado ao Oeste, o chamado "Lugar das Mulheres".

Quetzalcoatl

             Huitzilopochtli (Beija Flor do Sul)

 O quarto e último, é dito que nasceu sem carne, sendo só ossos. O Teotl da guerra, da força de vontade e do Sol. Ícone principal dos Mexica, em cuja capital tinha metade do maior templo para Si. Em outras histórias, é filho de Coatlicue. É associado ao Sul, o chamado "Lugar dos Espinhos".

Huitzilopochtli


 

 

 
 

Comentários