Terrenos

 São os Teteoh da terra, que mantém as plantas, pedras, e o próprio chão que pisamos. Vão desde os da agricultura até a terra que grita em fúria animalesca. Os chamo de Tlalteteoh, de tlalli (terra) mais Teteoh (plural de Teotl, deuses).

Cipactli (Crocodilo)

A Terra antes da Terra. É o estado primordial de tudo que é físico, pois é anterior à própria criação. Não se sabe o que causou a Sua criação, nem quem o fez. Foi morta por Tezcatlipoca e Quetzalcoatl, vindo a virar Tlaltecuhtli. Pode ser reconhecida pela Sua aparência crocodiliana.

Cipactli

Tlaltecuhtli (Senhor(a) da Terra)

A Terra em que pisamos, grita em dor e desespero por Seu estado. A deidade que mais tem sede de sangue, pois somente este pode aplacar Sua ira contra os Teteoh que a aprisionaram. É a natureza bruta, que longe da figura materna amável, é irada e monstruosa. Pode ser reconhecida pela Sua posição de parto, Suas garras e cabelos desgrenhados.

Tlaltecuhtli

Tepeyollotl (Coração da Montanha)

Uma das formas de Tezcatlipoca, reside no fundo da terra, de onde causa os terremotos. Pode também ser encontrado nas montanhas, no fundo das cavernas, de onde causa o eco. Representa também a ira do ser humano. Pode ser reconhecido pelo Seu disfarce de Jaguar.

Tepeyollotl

Mayahuel e Patecatl (A Que Está Entre O Maguey) (Vindo da Terra da Cura)

O casal divino associado ao pulque, ao maguey e tudo que ele oferece. Mayahuel é a mulher, a planta em si, o ágave que cuida e amamenta, pois do ágave sai o tecido, os espinhos para sacrifício, o pulque e o aguamiel. Patecatl é o homem, que rege a cura e a medicina por meio do aguamiel. Mayahuel é facilmente reconhecida pela planta que sempre cresce Dela, já Patecatl pela Sua pintura preta-vermelha e seu machado.

Patecatl

Mayahuel

Centeotl e Xilonen (Teotl Milho) (Cabeluda)

São os Teteoh que representam o milho, a alimentação, a sustância dada pela Terra. São Teteoh da agricultura. Centeotl é facilmente reconhecido pela Sua pintura preta em baixo dos olhos e os milhos em Sua cabeça. Xilonen é reconhecida pelo milho que segura em Suas mãos.

Centeotl

Coatlicue (Saia de Serpente)

Teotl que podemos associar à face mais "materna" da natureza, é mãe de Huitzilopochtli, de Coyolxauhqui e dos Centzonhuitznauhtin. Morta pela filha, é reconhecida pela Sua saia de serpentes.
Coatlicue

Xochipilli e Xochiquetzal (Príncipe Florido) (Flor Preciosa)

Teteoh de relação incerta, dependendo da fonte, ora são irmãos, ora são um casal. De qualquer modo, são os Teteoh das flores, do amor, da sensualidade e jovialidade. São reconhecidos por sempre estarem cobertos de flores. São associados também à homossexualidade, transgeneridade e são reconhecidos também por serem deidades não binárias, pois são duas faces de um mesmo conceito sem gênero. Tendo em mente de que essa patronagem é moderna, e não sabemos sobre ela nos tempos antigos.
Xochiquetzal e Xochipilli

Tlazolteotl (Teotl da Sujeira)

É a Teotl dos vícios, dos "pecados" e dos excessos. Os Mexicas tinham uma visão diferente do que é "pecado", era um conceito de "sujeira" chamado Tlazolli. É responsável pela tlazolli humana, e também a limpa, junto de Tezcatlipoca. É reconhecida pelo seu piercing nasal em forma de Lua e sua pintura preta na boca.
Tlazolteotl


Comentários