Tlazolli

 

Tlazolteotl, a Dona da Tlazolli

 Tlazolli, geralmente traduzido como "sujeira" ou "excremento", é um dos conceitos mais importantes na cosmologia nahua. Foi traduzida como "pecado" pelos espanhóis, porém é muito mais do que isso.
É um conceito dual, como tudo nessa prática. Tlazolli é a bagunça primordial, o caos que causa a necessidade de ordem. Uma boa analogia da tlazolli é o de "lixo reciclável", pois tudo é útil ao universo.

Mas o que é a tlazolli?


 Primeiramente, a origem da palavra. Tlazolli vem de "tlah-", que significa "coisa" e "zolli", que significa "usado". Portanto, a tradução que mais se aproximaria do que os nahuas querem dizer com essa palavra é "coisa usada". A tlazolli é um dos extremos de um dos dualismos existentes, que é o de ordem-desordem. 
É o caos gerador de ordem, como os adereços de Tlazolteotl nos ensinam. A Senhora Da Sujeira usa em sua cabeça um diadema feito de algodão, nos lembrando que o tecido mais bonito vem do algodão mais bruto. É um estado importante da vida, pois é impossível um acerto sem um erro. 

Tlahuizcalpantecuhtli cortando uma ávore sagrada, que sangra, causando a desordem, a tlazolli (evidenciada pela cobra coral)

 Antigamente, do mesmo jeito que era vista como sacra, também era vista como perigosa. Num conceito parecido com o pecado cristão, algumas coisas acumulavam a substância, tais como:

  • Embriaguez
  • Prostituição
  • Adultério
  • Roubo
 Essas fontes de tlazolli, antigamente, mostravam um real perigo. O perigo de atrair a fúria dos Teteoh, de destruir a ordem do universo, de atrair a desgraça para a comunidade. 
Longe da fatalidade de outrora, o praticante moderno encara a tlazolli como um hábito que causa mal a si próprio e/ou a sua comunidade. 

Chalchiuhtlicue, uma das Teteoh que ajudam no processo de purificação. Percebe os enfeites de Tlazolteotl na água?


 A tlazolli, por ser também entendida como "impureza", também é purificada. Para isso, se tem várias formas.

Varrer

 Sim, isso mesmo! Varrer! É um bom exercício para limpeza de tlazolli física e espiritual. Nesse exercício, tem o patrocínio de Toci.

Toci Teteoinnan, Nosa Vovó Mãe dos Teteoh. Isso que Ela segura na mão é uma vassourinha.

Banhos

 Novamente, se vê o modo que tlazolli espiritual e física andam juntas. Os banhos rituais são também realidade muito cotidiana dos brasileiros, porém, nesse caso, o banho não precisa de ter ervas. Esse método tem o patrocínio de Chalchiuhtlicue.

Novamente Mãe Chalchiuhtlicue aparece aqui. Novamente, com associações aos banhos.

Confissões

 Um conceito que parece ser cristão, mas não é. Antigamente, ia-se a um sacerdote tlamacazqui e ele escutaria os atos falhos do indivíduo. Após isso, passaria uma penitência para ser feita.
Não se precisa mais de um tlamacazqui para isso, pois os Teteoh nos escutam na nossa própria casa. Nesse caso, tem o patrocínio de Tlazolteotl Tlaelcuani, a Devoradora de Imundície e de Tezcatlipoca.

Tlazolteotl
Tezcatlipoca, patrocinador das confissões, pois Ele tudo sabe.











Comentários