Cualli Atlcahualo!

Dia 5-Morte, trezena Vento.


Tlaloc-Tlamacazqui, Vinho da Terra-O Que Dá Coisas, patrono principal da vintena



A primeira vintena, ou Metztli (Lua), em nahuatl é o chamado "Atlcahualo", O Cessamento das Águas. É uma vintena com várias comemorações condensadas. 

 A primeira de todas, chamada de Xiuhtzitzquilo, pode ser traduzida como "Segurar O Buquê Nas Mãos". Buquê, em nahuatl, é "xihuitl", que também é a palavra para "ano" (ok, ok, xihuitl significa muitas coisas diferentes), forma um modo poético de mostrar que o ano novo chegou, que é um momento de coisas (flores) novas.
A segunda, o Cuahuitlehua, significa "As Árvores Começam a Andar". Esse nome é dado pois é quando as árvores que secavam durante o inverno voltavam a dar flores e folhas verdes. 
A terceira se chama Atlcahualo, que também é o nome da vintena, significa algo como "As Águas Cessam". Essa comemoração está intrísecamente ligada ao cultivo do milho e ao culto de Tlaloc. Se chama assim pois o nessa época se caem poucas chuvas e o milho já foi irrigado, não se precisa de mais água.
O quarto e último festejo é o Xilomaniztli, ou "O Milho É Tenro", que é diretamente ligado ao culto dos Teteoh do milho.

Porém... como comemorar? Aqui vão algumas sugestões.

Xiuhuitzitziquilo

Deidades associadas: Xiuhtecuhtli, teotl do fogo, do tempo e do espaço.

Ritual aconselhado: Vá para um lugar com bastante plantas. Passeie por esse lugar. Sinta a energia de coisa nova que vem, do ano que começa. Toque as plantas, veja as mais bonitas, peça permissão, e as colha. Vá até a sua casa, acenda uma vela para Xiuhtecuhtli, agradeça pelo ano, pelo fogo da vida que queima no centro da alma de tudo que há, e ofereça o ramalhete em suas mãos.

A Xiuhtecuhtli

Seguro flores em minhas mãos
seguro flores e canto
canto ao Senhor da Turquesa
Ele Que Senta No Trono De Fogo
Ele Que Governa O Centro
Senhor do fogo que arde
dentro de mim.
Huey Xiuhtecuhtli!

Cuahuitlehua

Deidades associadas: Xochipilli e Xochiquetzal, Teteoh gêmeos das flores e da beleza.

Ritual aconselhado: Se vista da forma mais bonita possível, deixe que a beleza que Os Gêmeos trazem flua por você. Se enfeite, a cada adereço, convide Os dois para se juntar a você. Saia um pouco, colha as flores mais bonitas que puder, e então volte para casa. Ofereça-as para os dois, toque a música mais animada e dance enquanto os oferenda. Dance com amor, com paixão. 

Aos Gêmeos

Sei que é morte e flores,
mas hoje, as flores é o que eu louvo.
Canta, quetzal! Canta dos Gêmeos,
que trazem perfume
que carregam consigo guirlandas
que carregam consigo a jade.
Huey Xochiteteoh!

Atlcahualo

Deidades associadas: Tlaloc e Sua esposa, Chalchiuhtlicue.

Ritual aconselhado: Um banho de limpeza, não se precisam de ervas (mas pode usá-las caso quiser). Quando entrar no chuveiro, enquanto sente a água limpar seu corpo, a mentalize limpando sua alma, levando embora todo o peso do ano que passou, dos ciclos encerrados. Peça que Chalchiuhtlicue te limpe e que Tlaloc fertilize seu ano, para que o novo cresça fortemente.

À Água

Cobra d'Água, Cobra do Raio.
Os Escamosos que residem em montanhas
O casal do céu e da terra.
Ela, que anseia pelo Seu amado 
correndo sinuosa.
Ele, que vai de encontro à Sua morena
caindo veloz.
Huey Tlaloc! Huey Chalchiuhtlicue!

Xilomaniztli

Deidades associadas: Centeotl e Xilonen, Teteoh do milho, que são a forma masculina e feminina um do outro.

Ritual aconselhado: Cozinhe algo que você gosta. Um prato que te lembra da sua infância, ou de alguém especial, ou somente um que você acha gostoso. O importante é que você deve gostar. Ao terminar, pegue um pedaço de papel e desenhe Centeotl, não precisa ser um desenho perfeito, pode ser até mesmo o desenho de um milho. Separe um pouquinho do que você fez em um pequeno prato e ofereça na frente dessa imagem, agradecendo pela companhia que Centeotl traz, acenda um incenso floral ou de olíbano. Depois, coma a sua porção. Para se livrar da oferenda, peça licença e retire o pratinho, jogue ele no lixo e o prato pode ser utilizado. 

A Centeotl

O milho é tenro, meu pai
O milho é tenro e bom para mim
que me encontro no campo
na plantação, é onde me encontro
onde me encontro e onde encontro meu pai
o Teotl que está na língua dos pássaros.
Huey Centeotl!










Comentários