Tlalticpac

 A Terra, feita do corpo de Cipactli, é a própria carne da mesma, que está aprisionada abaixo dos nossos pés. Foi criada pelos Quatro Tezcatlipocas, é dividida em quatro regiões mais uma extra, o centro. Cada região é associada a um elemento, um conceito, uma cor e um tezcatlipoca. 


Leste-Tlahuiztlampa-Lugar da Luz

Cor: Vermelho.
Tezcatlipoca: Tlatlauhqui.
Elemento: Fogo.
Conceito: Nascer do Sol.
Dias: Águia, Casa, Macaco, Chuva, Veado.

 É onde nasce o Sol, senhor de tudo. É uma das possíveis pós vida, para onde vão os guerreiros mortos em batalha, de onde ficam a acompanhar o Sol em Seu nascer, o exército chefiado por Tlahuizcalpantecuhtli. As almas que aqui vivem são chamadas de Teoyaomicqui, Guerreiros Mortos Divinizados.

Norte-Mictlampa-Lugar da Morte



Cor: Preto.
Tezcatlipoca: Tezcatlipoca.
Elemento: Terra.
Conceito: Morte.
Dias: Vento, Cão, Faca, Morte, Jaguar.

 O último nível do mundo dos mortos, é para onde vão os mortos comuns, que não morreram nem por água, nem por guerra, nem no parto. Após uma viagem de quatro anos, chegam até o Norte, o Mictlampa, onde moram Mictlantecuhtli e Mictecacihuatl.

Oeste-Cihuatlampa-Lugar das Mulheres



Cor: Branco.
Tezcatlipoca: Quetzalcoatl.
Elemento: Ar.
Conceito: Pôr do Sol.
Dias: Crocodilo, Junco, Cobra, Movimento, Água.

 Uma das possíveis pós vidas, é para onde vão as mulheres que morrem no parto, se tornando as chamadas Cihuateteoh (Mulheres Divinizadas). Aqui é onde ficam, para comemorar a vitória do Sol e O saudarem ao Seu descer e o sepultarem em Sua morte.

Sul-Huitztlampa-Lugar dos Espinhos



Cor: Azul.
Tezcatlipoca: Huitzilopochtli.
Elemento: Água.
Conceito: Guerra.
Dias: Coelho, Urubu, Lagartixa, Grama, Flor.

 Seguindo o conceito dos opostos em cada lado do cosmos, pode-se dizer que Huitztlampa é o lugar da vida, da guerra pela sobrevivência, das flores da batalha. O campo de batalha do Huitztlampa é o campo da vida, com suas derrotas e vitórias, que nunca perde o furor. 





Comentários